Fragata União F45 vira sensação no porto de Paranaguá

 

A equipe Ta No Litoral, esteve em 28/01/2017 no Porto de Paranaguá, conferindo a visita da Fragata União F45 que liberou a entrada dos visitantes.

A Fragata “União” é equipada com modernos sensores e armamentos que a capacitam para ações de guerra antiaérea, antissubmarino e de superfície. Foi a sexta e última de uma série de 6 fragatas da classe Niterói ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de meio flutuantes da Marinha, e a segunda construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Em 2017, a F45 foi o Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Esta missão, criada pela Organização das Nações Unidas, teve o propósito de impedir a entrada em território libanês, de armas ilegais e contrabandos, além de prestar apoio ao desenvolvimento da Marinha do Líbano.

Pessoas vindas de todas as partes do Estado do Paraná, puderam entrar no navio e dar uma volta por todo convés. Muitas Crianças acompanhas dos pais , puderam se divertir, tirando fotos com os marinheiros que estavam todos vestidos com sua farda branca, que é usada em eventos de gala.

Foi um momento emocionante também para os adultos, que encheram os marinheiros com perguntas ao longo do passeio pelo navio. Curiosidades sobre os equipamentos, sobre o lançamento remoto do  Míssil Exocet (que segundo os soldados, só pode ser ativado através da torre de controle),  entre outras questões. Aula sobre nós de marinheiro, equipamentos disponíveis para fotos e muitos sorrisos marcaram o domingo em Parnaguá.

Filas com até 3h de duração, dentro e fora dos portões do Prédio D. Pedro II. A organização da APPA disponibilizou ônibus que levavam o publico até uma tenda, onde podiam aguardar, seu momento para entrar no navio. Tudo organizado em regime bem militar, o que evitou todo tipo de desorganização. As filas podem ser consideradas normais, diante do sucesso da operação.

Vimos também que muitos vendedores ambulantes foram beneficiados na venda de sorvetes, água, caldo de cana e lanches, para as pessoas que aguardavam com calor na fila.

Momentos assim marcam o nosso litoral e trazem boas lembranças a população. Que possamos sempre prestigiar eventos familiares como este, onde adultos e crianças aproveitam cada minutos juntos, admirados com a grandeza não só dos navios da Marinha, mas de toda ação dentro do Porto de Paranaguá.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.

ANUNCIE JÁ